sexta-feira, 26 de junho de 2009

"4'33"



Devo confessar que sempre gostei de música eletronica.
Mas porque?...porque?..hum,é algo a se pensar,mas antes vamos as partes "técnicas" da coisa.
Considero a musica eletronica um patamar acima do som normal,principalmente pelo fato de criar composições estranhas e sem nexo sonoro algum,existem sons que só um sistema eletronico pode criar;além do mais,quando aquelas pessoas dizem que estão 'brisando" no som,devo admitir que devem estar certas,musica eletronica é muito brisante,se ela for meio repeat ainda mais.
Existem tantas coisas eletricas que um DJ deve ser o cara mais feliz do mundo!Pessoalmente sou mais aquelas coisas "vintage",tipo um Theremin,um talkbox,um sintetizador...ah sintetizadores!
são uma das coisas mais legais que eu já toquei,você pode criar bastante barulho com ele,assim como também pode fazer uma boa composição.
A graça desses antigos instrumentos é que eles são bem mais "analogicos" do que apertar um botão de PC,isso desanima um pouco,pois a maioria dos DJ's faz o set,põe pra tocar e fim...seria mais interessante tocar de verdade,adicionar coisas no meio da música (alguns fazem isso) derrepente e tudo mais,não é só porque só porque o equipamento de um musico de eletronico não tem todo o charme de uma banda de rock que deixa de ser um show,criatividade é o que importa.
Começei ouvindo os clássicos,aqueles que todo mundo conhece tipo Benny Benassi,Global Deejays,mas um que me fez apaixonar foi Chemical Brothers.....oh fãkin xiti! os caras realmente sabem fazer um som empolgante,dançante,de fato algumas musicas chatas,mas um dos meus preferidos até hoje.
Atualmente escuto bastante minimal,um estilo que eu gostei por "combinar" com o tipo de música que eu acharia perfeita de ouvir: um ritmo não muito rápido,com a insersão dos elementos na musica aos poucos,sem pressa.Sem contar que a maioria são bem elaborados.Grande parte do "elenco" dessa cena é alemã,Monika Kruse,Stephan Bodzin enfim,mas um que me chamou a atenção foi o Dust Kid (não lembro daonde ele é),puro prodigio o cara,faz umas músicas muito bem feitas.
Agora,dá barulheira eu fico com Atari Teenage Riot,o mais puro protesto que eu já ouvi,as músicas são o puro caos,algumas dá pra cantar junto mas na grande maioria você vai escutar muito barulho e com as mais puras letras de protesto...é bom,é diferente,the sound of revolution mesmo.Ainda nessa linha temos o Merzbow,diretamente do Japão,a musica mais apocalipse que eu já ouvi,esses rockeiros "tr00" por ai não aguentam nem 2 minutos de Merzbow,você tem que ter a mente muito aberta pra gostar de barulho...mas depois de um tempo você se acostuma,como já diria o John Cage (uma das melhores coisas que eu já ouvi):

"Any kind of sound is music."

Nenhum comentário: